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Ferrari
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FPS - O que é e para que medimos Empty FPS - O que é e para que medimos

Qui Mar 15, 2018 9:05 pm
Quando medimos a velocidade da BB ao sair do cano, na verdade buscamos saber a energia do disparo.

A energia é dada em função da massa X velocidade da BB. (1)

BB de 0.20 g a 400 fps (Feet Per Second = pés por segundo => medida de velocidade) = cerca de 1.5 Joule (medida de energia) (2)

Para que medimos isso? Para ficarmos dentro de parâmetros de segurança. Excesso de energia no disparo pode fazer romper lentes de óculos, estourar BBs em óculos de tela, romper a pele humana... etc.

É para isso (segurança) que existe o limite de FPS.

Para se ter uma ideia, no Japão, o limite de energia é de 0,98 Joule, daí o limite de fps é de 300 fps medidos com bb 0.20 (mesmo para snipers!!!). Ouvi dizer até que a polícia fiscaliza e prende quem se excede no fps lá.

Mesmo assim, as Tokyo Marui superam em alcance muitas AEGs com mola forte e muita energia no disparo.

Como é uma relação entre peso (massa, na verdade) da BB e velocidade medida na boca do cano, se aumentarmos a massa da BB, a energia do disparo não aumenta. Fica a mesma. Para ficar a mesma (a arma não fica mais "potente" por aumentarmos o peso da BB), se aumentamos o peso da BB, a velocidade cai (excetuando o efeito "joule creep" que ocorre comumente em canos curtos).

A medição padrão é feita com BBs .20, então, para saber se sua arma está fraca ou forte, meça com .20 ou regule o cronógrafo para medir exatamente com o peso da BB que vc usa e veja a energia (Joules) e não a velocidade.

Vc quer FPS ou alcance? Lembra das Tokyo Marui? Elas alcançam longe e com precisão com fps baixo.

As vezes, fps alto demais atrapalha o alcance, pois o excesso de velocidade faz com que a bolinha tenha menos contato com o bucking e, consequentemente, menos back spin e menos efeito magnus .

FPS alto decorrente de mola forte não garante alcance. O Hop Up está ali para isso. Você pode colocar a arma mais forte do airsoft. Sem hop up, o alcance será ridículo ou terá um alcance razoável com um tiro muito parabólico. Você vai ter de apontar para o alto para alcançar longe.

Outra coisa. Excesso de energia no disparo, excesso de velocidade na BB pode tirar a precisão no disparo. Você pode até atirar longe (alcance máximo), mas o quão longe seu tiro é preciso (alcance útil)?

O que confere real alcance às armas é o conjunto, sobretudo o que ocorre no hop up e, como disse, às vezes, excesso de fps prejudica o conjunto.

Uma mola mais forte vai te dar um alcance máximo, mas não vai te dar um alcance útil.

Você quer alcance útil? Não mire em fps e mola forte. Um cano melhor, BBs melhores, um bucking e nub melhores podem incrementar mais o alcance útil do que uma mola mais forte.

Fora que, aumentar a “força” da mola vai exigir mais dos componentes mecânicos e do motor aumentando o desgaste.

Os limites de fps são limites a serem obedecidos, não são metas a serem atingidas, além de não garantirem alcance útil.

S-02 - Ferrari

(1) - atendendo aos exigentes tecnicamente, a energia é dada em razão da 1/2 da massa em Kg X o quadrado da velocidade em m/s

(2) - 0.20g = 0.0002kg. E 1 fps = 0.305m/s.
Uma BB 0.20 a 400fps tem energia E = (1/2)*(0.0002kg)*(400*0.305m/s)^2 = 1,4884J.

podem usar a calculadora do Gabriel Ozaki (TKS Gabriel):
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