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Ferrari
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Qui Mar 15, 2018 9:02 pm
COMPRANDO A PRIMEIRA AEG

Esse texto é para você que pretende entrar no esporte. Vamos dar algumas dicas para você comprar sua primeira AEG (ou para você que não seguiu a dica zero)

Dica ZERO – resista ao impulso de sair comprando a primeira AEG de forma apressada. É muito difícil, mas você pode conseguir resistir a esse impulso.

Antes de comprar, pesquise e, sobretudo, vá a alguns jogos e converse com o pessoal. Peça para “ver” as armas de airsoft e dar alguns tiros. Sua impressão sobre os equipamentos pode mudar muito em relação à inicial.

As armas (sim a legislação as aponta como armas) de airsoft são classificadas de acordo com o tipo de arma a que se assemelham: pistola, fuzil, submetralhadora, SAW (squad automatic weapon – arma automática do squad), fuzil de sniper, DMR (designated marksman rifle – rifle do atirador designado), etc.

Há pouquíssimos modelos de armas reais que não tenham sua versão para airsoft. Desde armas da 2ª Guerra até as “diferentonas” modernas como Kriss Vector e FN2000 possuem sua versão para airsoft.

Para jogo, as armas de airsoft são classificadas de acordo com o “papel” do operador no time:

ASSAULT: O operador padrão. Forma a linha de frente. Suprime pela coordenação com os demais Assaults

Para essa classe de operador, você pode escolher dentre fuzis e submetralhadoras. As versões de airsoft não possuem tanta diferença de performance entre si como as armas reais. Por exemplo, uma submetralhadora de airsoft pode superar em precisão e alcance um fuzil de airsoft. Isso não ocorreria em armas de fogo. Isso acontece porque o funcionamento das armas de airsoft são praticamente iguais e muitas vezes as peças internas são iguais, mudando apenas o comprimento do cano. Nas armas reais, munição diferente afeta muito a performance. No airsoft, usa-se para todas as armas a mesma munição (esferas de “plástico”) e a propulsão não está na munição, mas na arma.

Armas muito longas são ruins para ambientes internos (CQB – close quarter battle – combate em recinto fechado) e armas mais curtas tendem a ter alcance menor, sendo superadas em campo aberto por armas mais longas, pois o comprimento do cano tem interferência no alcance, embora não seja o fator mais determinante.

Verifique como são os campos na sua região e compre algo de acordo ou busque uma arma de tamanho médio com bom alcance.

Dica: vá de algum modelo na plataforma M4. São as mais fáceis de achar peças de reposição internas e acessórios externos. São as mais fáceis de achar magazines e os magazines ocupam relativamente pouco espaço.

A plataforma G36 da HK é muito admirada por alguns. Avaliação: magazines mais difíceis de achar e os magazines ocupam muito espaço nos bolsos do colete.

Há os fanáticos pela plataforma AK-47. Avaliação: magazines mais difíceis de achar e mais difícil de executar a troca de magazines, pois o sistema de liberação dos magazines do magwell é mais complicado de operar.

P90 – Sou fã de armas bullpup, mas a demora para trocar magazines mata.

AUG – difícil encontrar magazines

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DM – DESIGNATED MARKSMAN – ATIRADOR DESIGNADO: opera com armas de mais alcance. Superam os assault adversários em distância, se souber se posicionar em campo. Precisam ter muita visão de jogo e saber se posicionar muito bem em campo. No airsoft, possuem armas com mais potência, então, não podem atirar com a arma principal (DMR) em curtas distâncias a fim de não causar lesões.

As armas reais de atiradores designados são, normalmente, construídas a partir de plataformas que usam calibre 5.56 e 7.62. As mais clássicas são a GR25, a M14, a HK 417, dentre outras.

Se na sua região há predomínio de campos com ambiente CQB, esqueça os DMR. Você nem poderá atirar em ambientes fechados pela distância mínima de engajamento e vai perder agilidade para “varrer” os ângulos com armas muito longas.

Fica a mesma dica da plataforma M4, pela facilidade de manutenção e reposição de peças. A M14, por exemplo, tem uma gearbox v7, bem incomum. A HK417 possui magazines próprios, assim como a GR25.

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SNIPER – você está começando agora? Esquece o sniper. Vida de sniper não é fácil. Os vídeos de gameplay de sniper são os melhores, mas, muitas vezes, o cara fica um tempão em uma posição para efetuar e gravar uma eliminação. Isso não aparece no vídeo. Se você gosta da adrenalina, o sniper não é um papel para você. Além disso, para jogar de sniper é preciso muita experiência (o que você que está comprando sua primeira AEG não tem). Acrescento ainda que para deixar uma sniper “no jeito” é preciso tempo, paciência e dinheiro ou muito dinheiro (compra toda upada).

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SUPORTE – esse é o cara da “metralhadora”. Usa uma SAW. Atira muito e, muitas vezes, mata pouco. A arma em rajada vai perder na precisão. Ele atira para suprimir os adversários em suas posições e permitir o avanço do squad. Não atira, normalmente, para eliminar, mas para permitir o avanço da equipe. É um papel difícil de ser bem executado por quem joga nele e difícil de ser aproveitado pelos outros operadores.

As armas de suporte pesam muito, o que te tirará a mobilidade e consomem muita munição, o que deixará seu esporte mais caro.

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Sobre os papéis a serem desempenhados, COMECE JOGANDO COMO ASSAULT. Depois de um tempo no esporte, veja se outro papel se encaixa no seu estilo de jogo.

ELÉTRICAS x A GÁS x SPRING

Há três tipos de armas de airsoft no que diz respeito ao seu funcionamento.

As armas elétricas (AEG - airsoft electric gun) são as mais comuns. Nelas, quando se aciona um gatilho, um motor elétrico movimenta um conjunto de engrenagens que “puxa” um pistão para trás dentro de um cilindro comprimindo uma mola. A força da mola comprimida empurra o pistão liberado à frente. O pistão comprime o ar dentro do cilindro que empurra a BB pelo cano.

Nas armas tipo “spring”, é a sua força que puxa a mola para trás e trava o pistão recuado com a mola tensionada na armadilha do gatilho. Ao apertar o gatilho, libera-se o pistão que vai à frente comprimindo o ar, etc…

Mito: spring é mais fraca que AEG - não necessariamente. Por exemplo, os rifles de sniper são quase sempre spring e superam os 500 fps de velocidade da BB 0.2 na boca do cano, enquanto uma assault não pode passar de 400 fps.

Muitos operadores caem no erro de comprar um fuzil de assalto spring ou uma pistola spring para começar a jogar. eles caem nesse erro porque as armas SPRING são mais baratas. Não caia nesse erro. Muito embora há armas spring com alta potência, algumas não possuem HopUp (mecanismo indispensável para lhe dar alcance) e sua cadência de tiro com as spring ficará muito limitada. Você não conseguirá jogar adequadamente contra operadores com AEGs, pois será facilmente superado na cadência de tiro.

Quer ter uma arma para enfeitar a parede ou dar uns tiros no quintal? Pode ser uma spring. quer jogar sério? Não compre uma spring (exceto se for um sniper, o que não é seu caso).

Há ainda as armas com funcionamento a gás. são as GBB (Gás blowback). Essas armas funcionam com a expansão de um gás comprimido (CO2 ou Propano) para disparar a BB cano afora.

Como estamos falando de pessoas iniciando no esporte, recomendo que você fuja das GBB. Possuem excelente desempenho, mas possuem manutenção mais complexa e apresentam problemas mais frequentemente que as armas elétricas.

As armas a gás encarecem a prática do esporte, porque você precisa comprar gás. As elétricas requerem apenas que você recarregue a bateria. Além disso, na grande maioria das armas a gás, o gás é armazenado nos magazines, assim, os magazines são muito mais caros por toda a engenharia que requerem.

Minha dica para você, iniciante: vá nas elétricas

FULL METAL x POLÍMERO

Há armas de airsoft construídas com corpo todo em metal. São as chamadas Full Metal. Algumas, como as M4 reais, possuem coronha (stock) e punho (grip) em polímero. Há outras armas de airsoft com corpo praticamente todo em polímero (possuem apenas parafusos e componentes em metal).

Muita gente tem fixação por arma full metal por considerar mais resistente e de peso mais real. Quanto à resistência, temos alguns mitos aí….

Preste atenção! Não é uma carcaça de metal que faz uma AEG ser robusta. Uma arma de verdade é de metal, mas normalmente é outro metal ou outra liga metálica diferente das armas de airsoft de metal. Não espere que uma arma de airsoft tenha a carcaça tão resistente quanto uma AK de verdade. Muitas AEGs de corpo em metal são feitas de ligas de alumínio ou alumínio aeronáutico. Não é tão resistente quanto aço e, dependendo da fabricação, pode ser até menos resistente que alguns polímeros.

Atenção novamente! Não é o fato de ser de polímero que faz uma arma de airsoft ser frágil. Há armas de verdade com corpo em polímero e, nem por isso, são frágeis. Vide a G36, por exemplo. Tem corpo em polímero (falo da arma real) e, no entanto, nunca ouvi falar de reclamação quanto à sua resistência.

Assim como as ligas metálicas, há polímeros e polímeros. Há armas feitas em polímeros que podem ser tanto quanto ou mais resistentes que algumas ligas metálicas.

Ao comprar uma AEG, vá a lojas físicas e manuseie os modelos que você pesquisa para comprar. Vá a campos e peça para ver (“com as mãos”) as armas dos operadores.

No geral, as armas feitas em fibra de nylon são mais robustas que as feitas em ABS, mas também, são mais caras.

Sobre o peso, bem… há quem use do airsoft para praticar técnicas de tiro e de combate. Forças policiais, por exemplo. É uma forma segura e barata de treinar. Nesses casos, quanto mais o armamento de treino se aproximar do real em termos de dimensões e peso, melhor. Eu pratico airsoft para me divertir. Se cansar rápido, me divirto menos. Assim, prefiro as AEGs mais leves. Repare que eu disse LEVE, não disse em metal ou polímero. Tenho uma AEG em metal (alumínio aeronáutico) mais leve que algumas AEGs em polímero e tenho AEGs em polímero, bem leves e resistentes.

Sugestão: procure uma arma com peso em torno de 2,5 kg. Não muito mais do que isso.

O que define uma boa AEG em termos de resistência? Nem metal nem polímero NO CORPO. O que você mais precisa saber sobre do que é feita a arma, nem é o corpo em si, mas sim a gearbox. Gearbox é a “caixa” onde ficam motor, engrenagens, cilindro, pistão, etc. Há uma categoria de AEGs chamadas de TOY. São AEGs que podem até ser potentes, porém, possuem a carcaça da gearbox em plástico. Assim, não suportam upgrades e o estresse nas peças provoca fraturas muito mais cedo. As toy são muito baratas e, por isso, muitos operadores acabam comprando enganados.

Como saber se o que você está pesquisando é uma Toy?

1) pelo preço - normalmente são vendidas a menos de 700 reais

2) potência - na caixa vai estar escrito uma potência, mas veja com atenção porque vai te dar a medida com BBs de peso 0.12g. A medição padrão é feita com BBs 0,20g.

Procure sua AEG com 340-380 fps com BB 0.20g. A menos que seja uma Tokyo Marui, que são tops em performance, mas atiram a 300 fps com BB 0.20g. (mas aí é para quem tem grana para investir)

3) gearbox - verifique se a gearbox é de metal

Não se engane, não há AEG boa e barata. Se for barata, possivelmente, não é boa. Se é boa, possivelmente, não será tão barata.

Uma AEG de entrada ZERO nas lojas está na faixa dos 1.000 a 1.500 reais. Subindo um pouco o orçamento, você já pode encontrar coisas bem avançadas.


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