- Ferrari
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/03/2018
Idade : 46
Localização : Serra - ES
JOGANDO EM CAMPO DE MATA
Qui Mar 15, 2018 9:00 pm
JOGANDO EM CAMPO DE MATA
Quantas vezes você não ouviu um operador dizendo que não gosta de jogar em campo de mata?
Talvez isso esteja muito mais relacionado à falta de costume do operador para jogar em ambiente de mata do que a diversão proporcionada pelo campo.
É sabido que o combate em mata e ambiente urbano são bem diferentes. As técnicas de deslocamento, movimento, posicionamento, etc, são bem diferentes das usadas em ambientes urbanos. Talvez daí venha a falta de gosto de muitos operadores pelos campos de mata: tentam usar as técnicas de ambiente urbano em ambiente de mata.
Espero contribuir para um melhor desempenho dos senhores jogando em mata com o escrito abaixo.
Primeiramente vamos tratar de dois conceitos básicos: COBERTURA e ABRIGO. Cobertura é algo em campo que o protege das vistas do adversário, porém não do fogo oponente. Por exemplo, uma moita. Abrigo é o que protege das vistas e do fogo oponente, por exemplo, um muro.
Quando progredimos em um ambiente urbano/CQB, temos as paredes como abrigos nos protegendo de várias direções, o que nos coloca marcando o setor desprotegido. Por exemplo, quando progredimos por um corredor, estamos protegidos pelas laterais, assim, marcamos o fim do corredor.
Jogar apenas em ambientes assim nos deixa despreparados para jogar em mata, pois, em uma mata, temos muita cobertura e pouco abrigo.
Progredindo em uma mata estamos expostos por quase todos os lados. Temos que nos movimentar de forma diferente, procurar de forma diferente e agir de modo diferente.
Combate em CQB depende muito de quem consegue enquadrar o alvo primeiro e acertar. Combate em mata requer algo mais. O sucesso do combate em mata, por mais óbvio que pareça, depende muito mais de VER e não ser visto. A superioridade em um confronto depende também de enquadramento e precisão, mas depende primeiramente de quem vê o oponente primeiro.
Outro fator importante no jogo em mata é o barulho. Antes ainda de VER o oponente, o deslocamento em mata faz barulho. Ouvir o oponente e identificar a direção do som ajuda a limitar a direção de ameaça/vigilância.
Desde o começo esses fatores influenciam no game. A escolha da estratégia e da tática devem considerar os fatores visão/audição.
Por exemplo, sabendo onde é a base inimiga, pode-se escolher avançar rapidamente sob cobertura e fazendo barulho até uma distância avaliada como segura e então, aproveitar a cobertura para marcar determinada faixa de terreno por onde se espera que o adversário passe ou por onde não se pode deixar que ele passe.
A tática e técnica, por óbvio, também são muito influenciadas pelo jogo em mata.
Deve-se aproveitar a cobertura o máximo possível.
Se tudo depende muito de VER e NÃO SER VISTO, vamos a algumas dicas para VER melhor:
• Constantemente tente enxergar por entre a vegetação o mais longe possível. Pare de se movimentar para tentar ver. Faça isso constantemente.
• Use a visão periférica! Não fique virando os olhos para tudo que é lado. Fixe a visão em um ponto e deixe a visão periférica captar movimentos. Acredite, ela é melhor que a visão central para isso.
• Muitas vezes você vai ouvir o oponente antes de vê-lo. Use isso a seu favor. Foque a direção do som e espere para identificar se realmente é um oponente (fogo amigo em mata é muito comum)
• Muitas vezes você pode ver o oponente antes de ouvi-lo, então, não se engane por não estar ouvindo barulhos do adversário
• Procure movimentos incomuns na vegetação. Isso vai denunciar o oponente antes que ele propriamente dito seja visto.
• Use um bom conjunto de óculos. Óculos embaçado = menos visão = mais chance de ser alvejado antes de alvejar.
_____
Para NÃO SER VISTO, seguem-se algumas dicas:
• Evite clareiras e trilhas, principalmente em local onde se espera oposição
• Camuflagem é tudo. De nada adianta um fardamento camuflado e uma balaclava ou boné pretos. Mesmo peças menores do loadout devem ser mais camufladas possível. Inclusive a AEG.
• Até mesmo o seu rosto à mostra pode denunciá-lo. Usar uma balaclava ou camuflagem de pele não é bobagem.
• Preto e outras cores discretas para CQB “brilham” no mato. Use tons do terreno (marrom, verde, ambos, etc)
• Planeje seu deslocamento. Sabendo onde vc quer chegar, analise a vegetação e determine o caminho que te permita deslocar com mais silêncio ou com mais abrigos.
• Estando em dupla ou grupo, desloquem-se alternadamente, para que ambos não sejam atingidos facilmente
• Esconda a ponta da AEG ao progredir. A ponta laranja o denunciará. Não abra o mato com a ponta laranja da AEG. É a primeira coisa que o oponente verá.
______
Orientações gerais:
• Se atirarem na sua direção, deite-se e procure abrigo. Tente determinar a direção dos disparos. Guie-se pelo som para isso. Concentre-se para saber se não estão deslocando-se na sua direção (use os ouvidos)
• Com um pouco de experiência você consegue manter a calma e diferenciar quando oponente atira EM VOCÊ (ele está te vendo) e quando ele atira NA SUA DIREÇÃO (ele tem apenas noção de onde vc está). No segundo caso, tome cuidado para não mostrar-se. procure uma brecha na vegetação para tentar ver o oponente. Se precisar, movimente folhas longe de você para confundir sobre sua posição.
• As Squads precisam estar mais afastadas para não serem dizimadas, mas precisam manter-se em contato visual. Rádio ajuda muito a manter a coordenação.
• Procure imaginar o que o oponente está vendo ao olhar na sua direção. Lembre-se das suas peças de loadout de cores que “brilham” na mata.
• Use folhas e galhos presos ao equipamento para quebrar sua silhueta se você precisar ficar fixo em uma posição. Se não te verem, não vão te acertar.
___________
Ferrari – S-02
Storm Contractors
Quantas vezes você não ouviu um operador dizendo que não gosta de jogar em campo de mata?
Talvez isso esteja muito mais relacionado à falta de costume do operador para jogar em ambiente de mata do que a diversão proporcionada pelo campo.
É sabido que o combate em mata e ambiente urbano são bem diferentes. As técnicas de deslocamento, movimento, posicionamento, etc, são bem diferentes das usadas em ambientes urbanos. Talvez daí venha a falta de gosto de muitos operadores pelos campos de mata: tentam usar as técnicas de ambiente urbano em ambiente de mata.
Espero contribuir para um melhor desempenho dos senhores jogando em mata com o escrito abaixo.
Primeiramente vamos tratar de dois conceitos básicos: COBERTURA e ABRIGO. Cobertura é algo em campo que o protege das vistas do adversário, porém não do fogo oponente. Por exemplo, uma moita. Abrigo é o que protege das vistas e do fogo oponente, por exemplo, um muro.
Quando progredimos em um ambiente urbano/CQB, temos as paredes como abrigos nos protegendo de várias direções, o que nos coloca marcando o setor desprotegido. Por exemplo, quando progredimos por um corredor, estamos protegidos pelas laterais, assim, marcamos o fim do corredor.
Jogar apenas em ambientes assim nos deixa despreparados para jogar em mata, pois, em uma mata, temos muita cobertura e pouco abrigo.
Progredindo em uma mata estamos expostos por quase todos os lados. Temos que nos movimentar de forma diferente, procurar de forma diferente e agir de modo diferente.
Combate em CQB depende muito de quem consegue enquadrar o alvo primeiro e acertar. Combate em mata requer algo mais. O sucesso do combate em mata, por mais óbvio que pareça, depende muito mais de VER e não ser visto. A superioridade em um confronto depende também de enquadramento e precisão, mas depende primeiramente de quem vê o oponente primeiro.
Outro fator importante no jogo em mata é o barulho. Antes ainda de VER o oponente, o deslocamento em mata faz barulho. Ouvir o oponente e identificar a direção do som ajuda a limitar a direção de ameaça/vigilância.
Desde o começo esses fatores influenciam no game. A escolha da estratégia e da tática devem considerar os fatores visão/audição.
Por exemplo, sabendo onde é a base inimiga, pode-se escolher avançar rapidamente sob cobertura e fazendo barulho até uma distância avaliada como segura e então, aproveitar a cobertura para marcar determinada faixa de terreno por onde se espera que o adversário passe ou por onde não se pode deixar que ele passe.
A tática e técnica, por óbvio, também são muito influenciadas pelo jogo em mata.
Deve-se aproveitar a cobertura o máximo possível.
Se tudo depende muito de VER e NÃO SER VISTO, vamos a algumas dicas para VER melhor:
• Constantemente tente enxergar por entre a vegetação o mais longe possível. Pare de se movimentar para tentar ver. Faça isso constantemente.
• Use a visão periférica! Não fique virando os olhos para tudo que é lado. Fixe a visão em um ponto e deixe a visão periférica captar movimentos. Acredite, ela é melhor que a visão central para isso.
• Muitas vezes você vai ouvir o oponente antes de vê-lo. Use isso a seu favor. Foque a direção do som e espere para identificar se realmente é um oponente (fogo amigo em mata é muito comum)
• Muitas vezes você pode ver o oponente antes de ouvi-lo, então, não se engane por não estar ouvindo barulhos do adversário
• Procure movimentos incomuns na vegetação. Isso vai denunciar o oponente antes que ele propriamente dito seja visto.
• Use um bom conjunto de óculos. Óculos embaçado = menos visão = mais chance de ser alvejado antes de alvejar.
_____
Para NÃO SER VISTO, seguem-se algumas dicas:
• Evite clareiras e trilhas, principalmente em local onde se espera oposição
• Camuflagem é tudo. De nada adianta um fardamento camuflado e uma balaclava ou boné pretos. Mesmo peças menores do loadout devem ser mais camufladas possível. Inclusive a AEG.
• Até mesmo o seu rosto à mostra pode denunciá-lo. Usar uma balaclava ou camuflagem de pele não é bobagem.
• Preto e outras cores discretas para CQB “brilham” no mato. Use tons do terreno (marrom, verde, ambos, etc)
• Planeje seu deslocamento. Sabendo onde vc quer chegar, analise a vegetação e determine o caminho que te permita deslocar com mais silêncio ou com mais abrigos.
• Estando em dupla ou grupo, desloquem-se alternadamente, para que ambos não sejam atingidos facilmente
• Esconda a ponta da AEG ao progredir. A ponta laranja o denunciará. Não abra o mato com a ponta laranja da AEG. É a primeira coisa que o oponente verá.
______
Orientações gerais:
• Se atirarem na sua direção, deite-se e procure abrigo. Tente determinar a direção dos disparos. Guie-se pelo som para isso. Concentre-se para saber se não estão deslocando-se na sua direção (use os ouvidos)
• Com um pouco de experiência você consegue manter a calma e diferenciar quando oponente atira EM VOCÊ (ele está te vendo) e quando ele atira NA SUA DIREÇÃO (ele tem apenas noção de onde vc está). No segundo caso, tome cuidado para não mostrar-se. procure uma brecha na vegetação para tentar ver o oponente. Se precisar, movimente folhas longe de você para confundir sobre sua posição.
• As Squads precisam estar mais afastadas para não serem dizimadas, mas precisam manter-se em contato visual. Rádio ajuda muito a manter a coordenação.
• Procure imaginar o que o oponente está vendo ao olhar na sua direção. Lembre-se das suas peças de loadout de cores que “brilham” na mata.
• Use folhas e galhos presos ao equipamento para quebrar sua silhueta se você precisar ficar fixo em uma posição. Se não te verem, não vão te acertar.
___________
Ferrari – S-02
Storm Contractors
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|