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Ferrari
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JOGANDO EM CAMPO DE MATA Empty JOGANDO EM CAMPO DE MATA

Qui Mar 15, 2018 9:00 pm
JOGANDO EM CAMPO DE MATA

Quantas vezes você não ouviu um operador dizendo que não gosta de jogar em campo de mata?

Talvez isso esteja muito mais relacionado à falta de costume do operador para jogar em ambiente de mata do que a diversão proporcionada pelo campo.

É sabido que o combate em mata e ambiente urbano são bem diferentes. As técnicas de deslocamento, movimento, posicionamento, etc, são bem diferentes das usadas em ambientes urbanos. Talvez daí venha a falta de gosto de muitos operadores pelos campos de mata: tentam usar as técnicas de ambiente urbano em ambiente de mata.

Espero contribuir para um melhor desempenho dos senhores jogando em mata com o escrito abaixo.

Primeiramente vamos tratar de dois conceitos básicos: COBERTURA e ABRIGO. Cobertura é algo em campo que o protege das vistas do adversário, porém não do fogo oponente. Por exemplo, uma moita. Abrigo é o que protege das vistas e do fogo oponente, por exemplo, um muro.
Quando progredimos em um ambiente urbano/CQB, temos as paredes como abrigos nos protegendo de várias direções, o que nos coloca marcando o setor desprotegido. Por exemplo, quando progredimos por um corredor, estamos protegidos pelas laterais, assim, marcamos o fim do corredor.

Jogar apenas em ambientes assim nos deixa despreparados para jogar em mata, pois, em uma mata, temos muita cobertura e pouco abrigo.

Progredindo em uma mata estamos expostos por quase todos os lados. Temos que nos movimentar de forma diferente, procurar de forma diferente e agir de modo diferente.

Combate em CQB depende muito de quem consegue enquadrar o alvo primeiro e acertar. Combate em mata requer algo mais. O sucesso do combate em mata, por mais óbvio que pareça, depende muito mais de VER e não ser visto. A superioridade em um confronto depende também de enquadramento e precisão, mas depende primeiramente de quem vê o oponente primeiro.

Outro fator importante no jogo em mata é o barulho. Antes ainda de VER o oponente, o deslocamento em mata faz barulho. Ouvir o oponente e identificar a direção do som ajuda a limitar a direção de ameaça/vigilância.

Desde o começo esses fatores influenciam no game. A escolha da estratégia e da tática devem considerar os fatores visão/audição.

Por exemplo, sabendo onde é a base inimiga, pode-se escolher avançar rapidamente sob cobertura e fazendo barulho até uma distância avaliada como segura e então, aproveitar a cobertura para marcar determinada faixa de terreno por onde se espera que o adversário passe ou por onde não se pode deixar que ele passe.

A tática e técnica, por óbvio, também são muito influenciadas pelo jogo em mata.

Deve-se aproveitar a cobertura o máximo possível.

Se tudo depende muito de VER e NÃO SER VISTO, vamos a algumas dicas para VER melhor:

• Constantemente tente enxergar por entre a vegetação o mais longe possível. Pare de se movimentar para tentar ver. Faça isso constantemente.

• Use a visão periférica! Não fique virando os olhos para tudo que é lado. Fixe a visão em um ponto e deixe a visão periférica captar movimentos. Acredite, ela é melhor que a visão central para isso.

• Muitas vezes você vai ouvir o oponente antes de vê-lo. Use isso a seu favor. Foque a direção do som e espere para identificar se realmente é um oponente (fogo amigo em mata é muito comum)

• Muitas vezes você pode ver o oponente antes de ouvi-lo, então, não se engane por não estar ouvindo barulhos do adversário

• Procure movimentos incomuns na vegetação. Isso vai denunciar o oponente antes que ele propriamente dito seja visto.

• Use um bom conjunto de óculos. Óculos embaçado = menos visão = mais chance de ser alvejado antes de alvejar.
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Para NÃO SER VISTO, seguem-se algumas dicas:

• Evite clareiras e trilhas, principalmente em local onde se espera oposição

• Camuflagem é tudo. De nada adianta um fardamento camuflado e uma balaclava ou boné pretos. Mesmo peças menores do loadout devem ser mais camufladas possível. Inclusive a AEG.

• Até mesmo o seu rosto à mostra pode denunciá-lo. Usar uma balaclava ou camuflagem de pele não é bobagem.

• Preto e outras cores discretas para CQB “brilham” no mato. Use tons do terreno (marrom, verde, ambos, etc)

• Planeje seu deslocamento. Sabendo onde vc quer chegar, analise a vegetação e determine o caminho que te permita deslocar com mais silêncio ou com mais abrigos.

• Estando em dupla ou grupo, desloquem-se alternadamente, para que ambos não sejam atingidos facilmente

• Esconda a ponta da AEG ao progredir. A ponta laranja o denunciará. Não abra o mato com a ponta laranja da AEG. É a primeira coisa que o oponente verá.
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Orientações gerais:

• Se atirarem na sua direção, deite-se e procure abrigo. Tente determinar a direção dos disparos. Guie-se pelo som para isso. Concentre-se para saber se não estão deslocando-se na sua direção (use os ouvidos)

• Com um pouco de experiência você consegue manter a calma e diferenciar quando oponente atira EM VOCÊ (ele está te vendo) e quando ele atira NA SUA DIREÇÃO (ele tem apenas noção de onde vc está). No segundo caso, tome cuidado para não mostrar-se. procure uma brecha na vegetação para tentar ver o oponente. Se precisar, movimente folhas longe de você para confundir sobre sua posição.

• As Squads precisam estar mais afastadas para não serem dizimadas, mas precisam manter-se em contato visual. Rádio ajuda muito a manter a coordenação.

• Procure imaginar o que o oponente está vendo ao olhar na sua direção. Lembre-se das suas peças de loadout de cores que “brilham” na mata.

• Use folhas e galhos presos ao equipamento para quebrar sua silhueta se você precisar ficar fixo em uma posição. Se não te verem, não vão te acertar.

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Ferrari – S-02
Storm Contractors
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